Notícias

Fique por dentro do que acontece na sua Caixa

Inaugurada a Sala de Advocacia no Fórum Augusto Teixeira de Freitas em Cachoeira

DESTAQUE ESTE

Em solenidade realizada na tarde desta segunda-feira (12/08), no Fórum Augusto Teixeira de Freitas, em Cachoeira, no Recôncavo Baiano, distante 110 quilômetros de Salvador, a OAB-BA inaugurou a ‘Sala da Advocacia’, uma antiga reivindicação dos advogados e advogadas da cidade e região. O evento contou com a presença dos presidentes da Ordem e CAAB, respectivamente Fabrício Castro e Luiz Coutinho; do tesoureiro da secional Hermes Hilarião, do presidente da subseção da OAB-BA de Cruz das Almas, Marcelo Velame, e sua diretoria formada por Fabrício Sales (vice-presidente), Franklin Guedes (secretário), Luiz Melo (secretário-adjunto) e Fernanda Queiroz (tesoureira). Também estiveram presentes representantes da Justiça e do Ministério Público.

08

O presidente da subseção de Cruz das Almas, Marcelo Velame, agradeceu a presença de todos e falou da importância da sala para os advogados e advogadas de Cachoeira e região no dia a dia da profissão, uma vez que passam a contar com um espaço acolhedor e confortável para o desempenho da profissão. Ele agradeceu também o apoio dos presidentes Fabrício Castro e Luiz Coutinho no que se refere às importantes conquistas obtidas pela subseção nos últimos anos.

Fabrício Castro disse estar muito feliz e lembrou que o início do mês de agosto registrou importantes eventos promovidos pela OAB-BA e CAAB. “Tivemos a IV Conferência Regional da Jovem Advocacia do Nordeste, um dos melhores eventos que já realizamos. Depois tivemos a apresentação, promovida pela Caixa, da peça ‘Luiz Gama – uma voz pela liberdade. Ocorreu ainda a ‘Festa da Advocacia’, quando a CAAB se superou mais uma vez”, falou reforçando que foram eventos maravilhosos. “Agora, estamos aqui em Cachoeira inaugurando essa Sala da Advocacia e vamos trabalhar pelas melhorias que a sede da subseção de Cruz precisa para atender melhor os colegas”.

Prosseguindo, Fabrício Castro lembrou do artigo que escreveu recentemente para celebrar o Dia do Advogado (comemorado em 11 de agosto), intitulado ‘Refletir, lutar e ter esperança’.  “No artigo eu ressaltei que vivemos vários momentos de dificuldades, especialmente no que se refere à crise do Poder Judiciário, a qual vem se agravando cada vez mais com a falta de juízes e o fechamento de comarcas. Isso tem como consequência imediata o empobrecimento da advocacia. Por isso, eu digo que a gente tem que enfrentar essa situação e eu vejo isso na subseção de Cruz, que é agregadora e ao mesmo tempo lutadora para atingir suas conquistas”, disse o presidente da Ordem acrescentando que “as sedes das subseções são importantes, representam a presença da OAB na comunidade e traz força para a sociedade local. Mas as Salas da Advocacia são pontos de encontro dos colegas. Isso nos fortalece e para enfrentarmos essas dificuldades precisamos da união de todos”.

Em sua fala o presidente da CAAB disse se sentir muito à vontade em Cachoeira, pois a história da subseção de Cruz das Almas faz parte de uma conversa que antiga com colegas da cidade. “Desde a criação da subseção de Cruz das Almas, desmembrada de Santo Antônio de Jesus, tínhamos um débito com os colegas de Cachoeira na questão de melhores condições de trabalho. É muito legal termos um espaço onde podemos transformá-lo em ponto de encontro da advocacia. Ter um lugar onde podemos exercer a profissão. Mas isso aqui é só o corpo, pois o mais importante é a alma e a união de todos os colegas”, pontuou ressaltando que a união da classe é fundamental para que a OAB-BA e a CAAB avancem cada vez mais.

“Quero parabenizar a advocacia de Cachoeira que passará a ser acolhida aqui nessa sala, tendo a oportunidade de atender os constituintes e também defender as bandeiras da advocacia e da sociedade. Dizer também da minha alegria de estar aqui ao lado de colegas e amigos como Marcelo, Fabrício, Coutinho e toda a diretoria da subseção de Cruz das Almas que faz um belo trabalho”, falou o Hermes Hilarião, ressaltando que os advogados e advogadas de Cachoeira e região podem contar com o apoio da Ordem para continuar fazendo uma advocacia respeitada, mais forte e valorizada. “Por outro lado, é muito gratificante ver a Caixa de Assistência e a OAB-BA caminhando juntas e defendendo os interesses da classe através da realização de projetos coletivos”.

“Estar aqui hoje, ao lado de Fabrício Castro, Luiz Coutinho, Hermes Hilarião, Marcelo Velame, Fabrício Sales, Fernanda Queiroz, Luiz Melo e demais colegas, é uma enorme satisfação. Essa batalha para a implantação da sala começou em 2015. Ela atende a uma antiga solicitação dos colegas de Cachoeira”, disse Franklin Guedes.

Texto e fotos: Clécio Max

Deixe seu Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.