Notícias

Fique por dentro do que acontece na sua Caixa

CAAB entrega ‘1º Token’ para 156 novos advogados e advogadas

02 FF

Durante a solenidade de entrega de carteiras da OAB-BA para 156 novos advogados e advogadas, o presidente da CAAB, Luiz Coutinho, deu boas vindas aos colegas, os convidou para conhecer a estrutura da instituição, assim como os serviços e benefícios oferecidos à classe, e fez a entrega do ‘1º Token’ aos profissionais. A solenidade foi realizada na manhã desta quarta-feira (10/07), no auditório da Faculdade de Direito da Ufba, na Graça, onde estiveram presentes diretores e conselheiros da OAB-BA, representantes de outras seccionais e do Conselho Federal. Confira galerias de fotos abaixo.

10 ff

“Para mim é sempre um privilégio participar de solenidades como essas, justamente por poder falar para os novos colegas sobre os serviços e benefícios que a Caixa de Assistência oferece à classe em toda a Bahia. É uma oportunidade especial para convidar advogados e advogadas que estão ingressando na profissão para conhecerem a CAAB e o trabalho que ela faz diariamente para promover melhor qualidade de vida e bem-estar aos colegas, como também buscando ferramentas que ajudem cada um no dia a dia da profissão”, afirmou Luiz Coutinho.

O presidente também convidou a todos para a ‘Festa da Advocacia 2019 – Sunset’, que a CAAB vai realizar no dia 10 de agosto, às 15h, no Porto Salvador, Comércio, com animação do Harmonia do Samba, Negra Cor e George Isarael. A festa celebra a data maior da classe, o Dia da Advocacia, comemorada em 11 de agosto.

_CAB6198

PRESIDENTE DA OAB-BA – Em sua fala, o presidente da OAB-BA, Fabrício Castro, deu boas vindas aos novos colegas, falou da importância em buscar a felicidade profissional com o exercício da advocacia e lembrou que a carteira da Ordem não é um simples documento, é um passaporte para uma nova profissão. Disse ainda que todos devem fundamentar o trabalho em pontos como muita luta, esperança e ética profissional acima de tudo.

Fabrício Castro voltou a criticar o fechamento de comarcas pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) e lembrou que o principal problema do Tribunal é a falta de juízes e servidores. “Temos um déficit de quase um terço dos magistrados. Isso é inadmissível”, disse.

O presidente da OAB-BA falou, ainda, sobre a inversão de prioridades do tribunal, que, a pedido da OAB-BA, teve suspensa a nomeação de nove desembargadores no ano passado, e destacou o papel da seccional na luta pelo fechamento de 68 comarcas em 2017. “Assim como no passado, lutaremos até o último segundo. Nosso lema foi e sempre será ‘nenhuma comarca a menos’”, pontuou.

_CAB5776

DÉLIO LINS – Orador da solenidade, o presidente da OAB do Distrito Federal, Délio Lins, descreveu a Ordem como o “braço da sociedade”, responsável por defendê-la contra as arbitrariedades. “Por isso mesmo, a Ordem não pode ter bandeira, não pode ter cor”, disse. Prosseguindo, afirmou que embora os tempos estejam difíceis para a classe, “é sempre bom advogar”. “Basta ter amor pela advocacia e manter o brilho nos olhos e a exata noção da responsabilidade que carregam a partir de hoje”, completou.

_CAB6222

LUIZ VIANA – Ao destacar as prerrogativas como instrumento necessário ao livre exercício da profissão, o vice-presidente da OAB nacional, Luiz Viana, afirmou que “nenhum advogado comete crime contra honra de nenhuma autoridade pública, se, para o exercício da defesa, precisar fazer uso da verdade”. “O advogado usa suas prerrogativas justamente para dizer às autoridades aquilo que elas não querem ouvir”, disse.

Neste sentido, Viana explicou que não existe nenhum profissional acima da lei. “Juiz que abusa do poder merece punição, assim como corrupto que corrompe o dinheiro público merece prisão. Mas ambos segundo o devido processo legal, com presunção de inocência, contraditório e ampla defesa”, completou.

_CAB6189

Também na cerimônia, o professor Thomas Bacellar defendeu a advocacia como função pública, uma vez que a justiça, objeto principal da profissão, interessa a todos.

MESA ALTA – Na mesa alta estiveram a vice-presidente da OAB-BA, Ana Patrícia; a secretária-geral, Marilda Sampaio; secretário adjunto, Maurício Leahy; tesoureiro, Hermes Hilarião; conselheiro federal Antonio Adonias; vice-presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas da OAB-BA, Adriana Oliveira; presidente da OAB Jovem, Sarah Barros; presidente do Tribunal de Ética, Simone Neri; e as conselheiras Cinzia Barreto e Joana Rodrigues.

Também participaram o diretor da Faculdade de Direito da UFBA, Júlio Rocha; o professor da faculdade César Santos; a juíza Marielza Brandão e a representante da Comissão de Relações Institucionais da OAB-BA Esmeralda Oliveira, representando os familiares dos novos advogados.

Deixe seu Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.