Notícias

Fique por dentro do que acontece na sua Caixa

CAAB apoia criação da Defensoria Geral da OAB-BA

RTEmagicC_APROOAB.jpg

Em solenidade realizada na manhã do dia 07/06, com condução do presidente Fabrício Castro, o Conselho Pleno aprovou por unanimidade a criação da Defensoria Geral OAB-BA. O órgão terá como meta principal organizar e aprimorar o trabalho dos advogados dativos, e já conta com 100 vagas preenchidas por advogados e advogadas voluntárias. Com a Defensoria a Ordem objetiva também dar maior agilidade aos processos disciplinares.

Em sua fala, Fabrício Castro destacou que, assim como aconteceu com o Sistema de Prerrogativas, a OAB-BA investe no fortalecimento do Sistema Ético, com o Tribunal de Ética, Corregedoria e, agora, a Defensoria. “Quero, portanto, parabenizar o secretário-geral adjunto Maurício Leahy pela ideia e pela agilidade com a qual conduziu todo o processo”, pontuou.

Já Maurício Leahy, responsável pela relatoria do processo, falou sobre a importância da criação do novo órgão. “Esta é mais uma evolução dessa gestão no sentido de ampliar os horizontes e agilizar os processos disciplinares, fazendo com que a classe possa integrar os quadros da Ordem e participar efetivamente de todos os processos”, disse.

Presente à solenidade, o presidente da CAAB, Luiz Coutinho, parabenizou Fabrício Castro pelo fato de vir convidando ex-presidentes da OAB-BA para participarem de solenidades na condição de membros honorários permanentes, como Thomas Bacellar e Durval Neto. “Muito interessante essa decisão para um momento novo que vive a Ordem”.

Luiz Coutinho também elogiou Fabrício Castro pela postura altiva que tem demonstrado nesses primeiros seis meses de gestão. “Nosso presidente tem sido célere e intransigente no comando de lutas importantes da advocacia, na defesa das prerrogativas em tempo muito rápido, o que mostra que a Ordem, que já vinha bem na gestão do presidente Luiz Viana, já avançou muito na gestão Fabrício e quem ganha com isso é a advocacia, a democracia”.

O presidente da Caixa de Assistência também destacou o importante trabalho de Maurício Leahy, ex-tesoureiro da CAAB, na relatoria e pela operosidade da Corregedoria que acabou de finalizar uma grande correição com avaliação de vários processos. “Nós da Caixa de Assistência sabemos do potencial e da disposição de Maurício para trabalhar em prol da classe. Com certeza, ela dará uma grande contribuição á gestão de Fabrício”, afirmou Luiz Coutinho.

Foto: Angelino de Jesus – OAB-BA

Deixe seu Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.