Notícias

Fique por dentro do que acontece na sua Caixa

Em solenidade concorrida Maria da Glória é empossada na presidência da subseção da OAB-BA de Ipiaú

01 IP

Com um trabalho de destaque à frente da presidência da subseção da OAB-BA de Ipiaú, a advogada Maria da Glória foi empossada pela quinta vez no cargo e vai conduzir a instituição no triênio 2019-2021. A solenidade de posse ocorreu nesta quarta-feira (15/05) e contou com a presença dos presidentes da Ordem e da CAAB, respectivamente, Fabrício Castro e Luiz Coutinho, do tesoureiro Hermes Hilarião, do desembargador Sérgio Cafezeiro e também de advogados, advogadas e autoridades do município e região. Veja galeria de fotos abaixo.

“Não poderia deixar de estar presente neste momento tão especial para a subseção em que Glorinha é empossada pela quarta vez no cargo de presidente, mostrando sua liderança em Ipiaú e região. Um novo momento, em que nós reafirmamos o nosso compromisso com a advocacia baiana em continuar avançando, com Fabrício Castro na presidência da seccional e Glória aqui na subseção”, disse no início de seu discurso o presidente da Caixa de Assistência, Luiz Coutinho, ressaltando que “o que fizemos até aqui foi muito, mas sabemos que temos muito mais por fazer em prol da advocacia e Ipiaú pode continuar contando com o apoio da CAAB”.

Prosseguindo, Luiz Coutinho lembrou das dificuldades que serão enfrentadas nos próximos três anos à frente da instituição. “Sabemos que teremos muita dificuldade para a travessia desse triênio, mas temos certeza de que temos o melhor time para fazer essa transição nesse mar revolto. Isso num momento em que a advocacia vem enfrentando muitos obstáculos”, ressaltou destacando a celeridade com que o presidente da seccional tem se posicionado para defender os interesses da advocacia, principalmente quando advogados e advogados têm suas prerrogativas desrespeitadas.

“Na segunda-feira passada (13/05), estávamos em Paulo Afonso desagravando colegas que tiveram as suas prerrogativas desrespeitadas por uma autoridade policial. Dias atrás, fizemos o desagravo mais rápido da história da OAB-BA, num fato ocorrido, lamentavelmente, em Itaberaba quando um colega foi também agredido por outro militar. A PM é uma instituição coirmã e de grande importância, formada por homens e mulheres de grande valor, mas que tem que entender que o respeito à advocacia está em primeiro lugar, que a advocacia livre é o cidadão valorizado. A defesa das prerrogativas nos garante poder fazer uma advocacia forte e voltada para comunidade”.

RESOLUÇÃO DO TJ-BA – “Enfrentamos outra luta recentemente com o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), que baixou uma resolução que limitava o acesso dos advogados aos magistrados. E aqui gostaria de público, em na região dele, agradecer a postura corajosa do desembargador Sérgio Cafezeiro, que foi se posicionou contrário à resolução e deixou claro que seu gabinete estará sempre aberto a advogados e advogados sem ter que marcar hora para ser atendido. E é exatamente isso que esperamos do poder judiciário”, pontuou o presidente da CAAB.

Luiz Coutinho também lembrou de outra ação enérgica da Ordem, mais uma vez capitaneada por Fabrício Castro, com a interlocução dos nossos conselheiros federais e do ministro André Godinho. “O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) concedeu uma liminar que garante aos advogados e advogadas o direito previsto no Estatuto da Advocacia que é o livre acesso aos magistrados, independentemente de ter haver marcação de horário oportuno ou qualquer outra formalidade. De fato, quando um advogado vai até a presença de um juiz, de um desembargador, necessariamente não é para outra conversa senão a de buscar solução para conflitos”, lembrou.

“Tenho dito em solenidades de posse de presidentes de subseção que hoje é de fundamental importância a união dos colegas do interior, sobretudo na questão da valorização dos honorários. Só nós podemos ir contra a qualquer tentativa de menosprezar os nossos honorários e a forma de fazer isso é não aceitando propostas aviltantes, não vilipendiando a advocacia nem sacrificando os nossos interesses, os nossos honorários. Essas propostas são desmerecedoras da nossa profissão. Sei também que essa será outra luta que o nosso presidente Fabrício Castro também irá encampar”.

COMPROMISSOS DA CAAB – O presidente também falou sobre a atuação da CAAB e o processo de interiorização de suas ações que não para de avançar. “Sobre o compromisso da Caixa de Assistência lembro que temos avançado muito nesses últimos três, com vários projetos voltados para a advocacia do interior. E vamos avançar cada vez mais no triênio 2019-2021 atendendo os colegas do interior com projetos voltados para áreas da saúde, do esporte entre outras. Avançando com convênios que ampliam significativamente a oferta de serviços e benefícios”, afirmou finalizando sua fala com o slogan da instituição para os próximos três anos que é o ‘CAAB Avante!’.

 

 

 

 

Deixe seu Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.