Notícias

Fique por dentro do que acontece na sua Caixa

No Dia Internacional da Mulher CAAB amplia serviços na área da saúde

Ana Cristina

A médica Ana Cristina e a advogada Rita Aguilar

Neste 08 de março, Dia Internacional da Mulher, a CAAB iniciou mais uma importante ação voltada para a saúde das advogadas disponibilizando, em sua sede no bairro de Nazaré, consultas com uma ginecologista durante todo o dia. O atendimento ginecológico voltará a ocorrer nos próximos dias 15 e 22, com agendamento prévio realizado através do telefone 3327-8777. No dia 27/03, um mastologista fará análise dos exames de mamografias prescritos pela ginecologista. Mais uma vez, a iniciativa da Caixa de Assistência foi aplaudida, principalmente por evidenciar a preocupação que a atual diretoria da instituição tem com a saúde da classe.

Para o presidente da CAAB, Luiz Coutinho, a atenção com a saúde das advogadas é e sempre será uma das prioridades de sua diretoria. “Sabemos que a atenção à mulher não se limita a uma data alusiva, apesar de o 08 de março ser um dia muito importante internacionalmente. Em nossa gestão, a luta pela defesa dos direitos das mulheres advogadas ocorre todos os dias do ano. E uma dessas batalhas travamos com investimentos em saúde, ofertando serviços que possibilitem que nossas colegas tenham acesso a exames preventivos, que cuidem da saúde e estejam sempre bem”.

A ginecologista Ana Cristina falou da importância da iniciativa da CAAB, enquanto órgão de classe se preocupando com a saúde das advogadas. Ela também destacou a necessidade dos exames preventivos. “Tem havido muita conscientização das mulheres e essa atitude cresce a cada dia, o que é muito importante. Elas sabem da necessidade de fazer os exames preventivos anualmente e o bom é que as jovens também estão entendendo isso. No entanto, é sempre fundamental que ocorram ações como essa da CAAB para que a conscientização sejam ampliada”.

Carmen Lúcia

Carmen Lúcia

“A CAAB está sempre avançando em trazer benefícios, serviços e conforto para a classe. Na área da saúde tem nos dados um apoio muito grande, o que é importante se observarmos que o Estado oferece um serviço precário e os planos de saúde estão cada vez mais caros e inacessíveis para muitos. Então eu vejo que a Caixa é um longa manus para a saúde dos advogados. Portanto, sempre vejo com bons olhos e de forma muito positiva as ações da CAAB, que servem de apoio importante para o dia a dia da classe. Eu uso todos os serviços que nos são oferecidos e todos estão aprovados pela qualidade. A cada dia que passa o presidente Luiz Coutinho e sua diretoria avançam mais”, disse a advogada Carmen Lúcia Feitosa de Morais (OSB-BA 42.215.

Sobre questões de gênero, obstáculos e preconceito no mercado de trabalho, Carmen Lúcia é enfática em afirmar que a mulher está em pé de igualdade com o homem. “A cada dia que passa a mulher demonstra ser capaz tanto quanto o homem. E eu não vejo preconceito ou diferença. Vejo sim, mérito e capacidade. Infelizmente, algumas mulheres se apoiam nessa onda que surgiu atualmente de preconceito. Acho que o preconceito está dentro de cada um. Ainda que persistam algumas ideias dentro da cabeça masculina, eu vejo que isso é minoria. A mulher, por sua vez, está cada vez mais galgando grandes oportunidades no mercado de trabalho. Temos hoje uma mulher, a colega Ana Patrícia, reeleita na vice-presidência da OAB-BA. Temos que parar de olhar para traz e avançar cada vez mais, como dizia o slogan da campanha da chapa vencedora na Ordem. ‘Avança OAB’. Eu digo: avança mulher!. Vamos pra frente”.

Tábita

Tábita Gomes

Para a advogada Tábita Bonfim Gomes (OAB-BA 50.792), ações como essa são muito importantes. “A CAAB se preocupa com a classe e nos disponibiliza os melhores profissionais, os quais têm muita atenção na hora do atendimento. Buscam saber o que precisamos e fazem os encaminhamentos corretos”. Perguntada sobre as barreiras e preconceitos que a mulher enfrenta no dia a dia ela afirmou que estaria mentindo se dissesse que não existem.

“O preconceito existe sim. Eu só não acredito que ele seja tão às claras como algumas pessoas colocam. Por outro lado, entendo que isso acaba trazendo uma certa vitimização para a mulher e eu não sou a favor desse tipo de vitimização. Para mim, a mulher tem que correr atrás e lutar muito para conquistar o seu merecido espaço. Até porque, assim como existe preconceito com a mulher existe preconceito com determinados homens também. O preconceito é inerente à pessoa em sim. Então, não sou a favor de determinados vitimismos. Vou à luta”.

Rita Aguilar

Rita Aguilar

A advogada Rita Aguilar esteve na sede da CAAB na manhã desta sexta e também elogiou a ação. “É uma iniciativa extremamente positiva. Eu sou uma prova viva de que isso vale a pena, deve continua e só tem a melhorar. É muito importante. Não só por eu ser mulher, mãe, advogada e, acima de tudo, por ter sido vítima de violência. Então, independentemente do que eu seja acredito que todos devem olhar pelas mulheres e que as mulheres devem se valorizar, se cuidar. A CAAB e a OAB-BA estão de parabéns, porque além de lutarem por todos, lutam pelos nossos direitos”.

Sobre a celebração do Dia Internacional de Mulher, Rita Aguilar lembrou que mesmo sendo uma data também comercial, é importante que exista. “O dia 08 de março é sim muito importante para a gente, como as ações que a Caixa de Assistência coloca em prática em prol da classe. Devem continuar e a cada dia melhoram”.

 

Deixe seu Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.