Notícias

Fique por dentro do que acontece na sua Caixa

CAAB apoia torneio de futebol feminino da OAB-BA

5ce768b55a

A OAB-BA, através de parceria entre a Escola Superior de Advocacia (ESA) e a Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia (CAAB), realizou no domingo (11) o primeiro torneio de Futebol de Sete em homenagem ao mês das mulheres. O evento foi uma iniciativa do Oxente FC, equipe da OAB-BA formada por advogadas, e aconteceu no Clube da OAB-BA. Confira galeria de fotos abaixo.

De acordo com a presidente da Comissão da Mulher Advogada Andrea Marques, mais do que simples partidas de futebol o torneio promovido pela seccional marca o lugar de afirmação feminina. “Esse evento é um símbolo de resistência e uma forma de mostrar que nós também queremos ser reconhecidas como boas jogadoras”, frisou.

Ela comemorou o bom número de mulheres presentes, cerca de 100, e ressaltou o avanço histórico em relação ao ingresso das mulheres no esporte após o fim da ditadura militar. “Com a democratização, houve a entrada das mulheres no mercado de trabalho e no esporte. Essas são marcas das conquistas e do progresso feminino ao longo da nossa história”.

A vice-presidente da OAB-BA Ana Patrícia Dantas Leão, que também marcou presença no evento, destacou o espírito de união das mulheres. “É um momento significativo para todas nós advogadas primeiro porque é um momento de união, mas também para poder marcar um espaço feminino em áreas que costumeiramente são entendidas como masculinas”, disse.

Esmeralda Oliveira, membro da Comissão de Relações Institucionais, ressaltou o entusiasmo das colegas ao assumirem o protagonismo em uma atividade esportiva. “É muito gratificante poder ver as advogadas entusiasmadas e envolvidas no esporte não como meras espectadoras, mas sim como partícipes rompendo preconceitos e tradições. Essa é mais uma das várias ações da OAB, desenvolvida pela Comissão da Mulher Advogada, que merece nosso total apoio”, disse.

Para Renata Deiró, membro da Comissão de Proteção aos Direitos da Mulher, essa forma de integração é fundamental para fortalecer a luta feminina. “É mais um momento de integração das mulheres advogadas e a CAAB, Comissão da Mulher Advogada e a OAB como um todo vem promovendo essas atividades sempre na luta pelos nossos direitos”.

Os homens também estiveram presentes na festa e elogiaram a iniciativa. “É muito importante que a mulher invista numa atividade física porque esta é uma forma de reduzir o impacto sobre a saúde da gente e, inclusive, aumentar a produtividade profissional”, afirmou o conselheiro Jorge Lima.

Ele também fez questão de reconhecer o trabalho da colega Andrea Marques a frente da Comissão da Mulher Advogada. “Eu que sou um praticante de futebol fico muito contente em ver que a OAB-BA investe nisso e que eu tenho uma colega que é defensora do esporte feminino”.

O presidente do Clube da OAB-BA, Fernando Santos, garantiu apoio às atividades desenvolvidas pelas mulheres advogadas e afirmou que o espaço estará sempre de portas abertas. “O clube tem que estar de portas abertas para todas as mulheres não apenas no futebol como em outras atividades, e não somente no mês da mulher porque nossas bandeiras são constantes”, disse.

O conselheiro federal Fabrício Castro, que deu o pontapé inicial no evento, conta que ações como esta ilustram o perfil da atual gestão da OAB-BA. “Ao longo dos últimos anos, a seccional tem dado do voz a todos e todas e o incentivo à prática esportiva é uma forma de reconhecer o lugar da mulher advogada”.

Fonte: OAB-BA – Fotos: Angelino de Jesus

Deixe seu Comentário