Notícias

Fique por dentro do que acontece na sua Caixa

Jovens advogados visitam casa de repouso e ajudam idosos em Paripe

51

Em mais uma ação social um grupo de jovens advogados fez uma visita à casa de repouso Lar Bom Jesus, na Praia de Turbarão, no subúrbio ferroviário de Paripe, levando donativos e o melhor, uma manhã de muita confraternização, lanches e alegria para idosos carentes. O grupo contou com o apoio da OAB Jovem e da Caixa de Assistência dos Advogados do Estado da Bahia (CAA-BA), órgão da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Bahia, cujo presidente Luiz Coutinho acompanhou a visita. Confira a galeria de fotos abaixo.

“Importantíssima essa iniciativa do Conselho Consultivo dos Jovens Advogados, pois nos possibilita, principalmente os jovens profissionais, descobrir outras realidades dentro da cidade do Salvador. Também mostra que a advocacia jovem está preocupada com o bem estar da sociedade de um modo geral, especialmente aquela parcela da população que encontra-se literalmente abandonada e muitos nem mesmo sabem onde anda a família”, disse Luiz Coutinho.

Segundo Luiz Coutinho, a CAAB, em sua função precípua de cuidar dos advogados, também encontra tempo para pensar na sociedade, em seus problemas, e em encontrar formas para apoiar iniciativas como essa desses jovens advogados. “O grupo solicitou e vamos ajudar, seja com assistência jurídica ou por meio de campanhas para arrecadar donativos como alimentos não perecíeis e material de higiene pessoal e de limpeza”, ressalta o presidente da Caixa de Assistência, parabenizando os jovens advogados e o presidente da OAB Jovem, Hermes Hilarião.

INICIATIVA SOLIDÁRIA – Uma das idealizadoras da ação em prol do Lar Bom Jesus, que recebeu material arrecadado pelos advogados, Camila Coutinho (OAB-BA 47.554) disse que a primeira ação feita pelo grupo ocorreu no Natal de 2016, quando a entidade escolhida para receber os donativos foi o Lar Vida, localizado em Canabrava, nas imediações do Estádio Barradão, que cuida de crianças com necessidades especiais.

“Contamos com a boa vontade e participação de colegas, dispostos a ajudar e tentar promover um pouco mais de dignidade à vida dessas pessoas. Também contamos com o apoio do presidente Luiz Coutinho, que de pronto colocou a CAAB à nossa disposição para facilitar nossas ações”, acrescenta Camila Coutinho.

Também idealizador da visita, Pedro Bahia (OAB-BA 39.795) disse que já participava de outro grupo solidário (Amor e Ação) e vem acompanhando o trabalho de jovens advogados de outros estados brasileiros. “Tem muito trabalho legal nessa área e não poderíamos ficar de fora na Bahia. Daí, juntamente com Camila, decidi colocar a vontade de ajudar em prática”, ressalta Pedro Bahia, lembrando que a participação dos colegas é fundamental para o sucesso das ações.

“Estamos começando e vamos muito longe, certamente conseguindo ajudar muita mais pessoas em situação de vulnerabilidade social”, acrescenta Pedro Bahia, destacando que o grupo vai ajudar o Lar Bom Jesus a resolver algumas pendências jurídicas para que possa se habilitar a fechar convênios com a prefeitura e o Estado, além de questões de ordem material como melhorias nas estruturas físicas do imóvel.

Presidente da OAB Jovem, Hermes Hilarião também acompanhou a visita ao Lar Bom Jesus e elogiou a atitude dos colegas. “Essa é uma atividade de grande importância para a OAB Jovem. Em sua segunda edição, que conta com o apoio da CAAB, é uma grande felicidade e alegria poder estar aqui ajudando esses idosos do Lar Bom Jesus, trazendo alimentos não perecíeis entre outros donativos”, disse ele lembrando que a advocacia também tem sua função social e a OAB-BA participa ativamente do dia a dia da cidade, ajudando entidades como o Lar Bom Jesus.

SOBRE O LAR BOM JESUS – Criada 09 de março de 2006 pelo enfermeiro Luís Carlos Oliveira Santana, seu presidente, a casa de repouso tem como principal objetivo oferecer à pessoa idosa desamparada e abandonada  um novo lar, com melhores condições de sobrevivência. Também propõe uma nova forma de integração e ressocialização, priorizando a qualidade de vida com atendimento personalizado em  ambiente acolhedor.

A casa atua com equipe multidisciplinar formada por enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistente social e cuidadores. A instituição recebe pessoas encaminhadas por órgãos públicos, mesmo não possuindo nenhum tipo de convênio firmado com Estado e Município. Prestar ajuda humanitária e social é uma prioridade.

DOAÇÕES – A Casa, que também acolhe idosos abandonados em leitos de hospitais, em situações de rua e vulnerabilidade, necessita constantemente de doações de alimentos, material de higiene pessoal e limpeza… Ou qualquer outro tipo de doação que venha suprir as necessidades da casa.

CONTATOS – Para doações os contatos são:

Casa de Repouso Bom Jesus – (71) 3307-4561

Luis Oliveira Santana – (71) 8325-9383

Carlos Sampaio – (71) 8716-2494

Josane Santana – (71) 8200-0141

[email protected]

Deixe seu Comentário