Notícias

Fique por dentro do que acontece na sua Caixa

Nova CAAB promove lançamento de livro e inaugura exposição sobre Fidel Castro

25

Fidel em cores e palavras – 90 anos é o livro que o artista plástico e escritor Helder Becerra lançou nesta quarta-feira (17/08), na sede da Caixa de Assistência dos Advogados do Estado da Bahia (CAA-BA), órgão da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Bahia, em Nazaré. Na oportunidade, também foi inaugurada a exposição Razões para sorrir, assinada por Becerra, que complementa as homenagens pelo aniversário de 90 anos do líder cubano Fidel Castro.

Para Laura Pujol, cônsul-geral de Cuba para o Nordeste do Brasil, o local escolhido para o evento não poderia ser mais adequado, do que a Nova CAAB. “Fidel é advogado e exerceu a advocacia durante muito tempo. Depois, se dedicou a causas pela defesa da humanidade”, destacou lembrando que o comandante cubano vem recebendo homenagens de todo o mundo.

Segundo Pujol, as homenagens estão ocorrendo em todos os estados brasileiros. Ainda de acordo com a cônsul-geral, essa homenagem prestada por Helder Becerra e pela CAAB revelam o carinho que os baianos têm por Fidel Castro, “que também ama a Bahia e gosta muito de Salvador”, acrescenta

Sobre o livro, Laura Pujol disse se tratar de uma obra meritosa, que traz testemunhos de personalidades importantes sobre o homenageado, a exemplo do presidente da CAAB que escreve um dos capítulos. “A obra de Helder é verdadeiro tesouro”, ressalta ela, recomendando sua leitura.

O PRESIDENTE – “Vejo como evento altamente positivo para a Caixa de Assistência, mostrando um novo momento que estamos passando, de incentivo à cultura”, falou o presidente da CAAB, Luiz Coutinho, lembrando que a iniciativa abre a possibilidade para outras exposições ocorrerem como também lançamentos de livros. “É a instituição voltando-se para o advogado, na perspectiva de ajudá-lo no que diz respeito também ao acesso à cultura”.

Para o médico, ex-vereador de Salvador e presidente da Fundação João Fernandes da Cunha, Silvoney Sales, o evento denota o espírito empreendedor do presidente Luiz Coutinho, porque a CAAB é também uma casa de cultura.

“Acho muito importante eventos como esse, principalmente em se tratando de uma homenagem a um líder como Fidel Castro, que lutou pela transformação social de uma ilha dominada pelo imperialismo americano e que conseguiu muitas vitórias. Tanto do ponto de vista social quanto da liberdade intelectual. Muitos feitos que aí estão decorrem de sua luta de conscientização e é preciso mostrar isso para o povo”, afirmou o juiz aposentado Joaquim Coutinho.

O ESCRITOR – Para o escritor e artista plástico Helder Becerra, focar Fidel é saber que vai encarar desafios. “É saber que terão opiniões opostas e também encantamentos”, disse lembrando que todos podem e devem aprender com os ensinamentos de Fidel Castro e sua luta em prol da humanidade. “Existe no comandante Fidel uma preocupação em construir um mundo onde as pessoas vivam com mais dignidade, com mais justiça. Portanto, acredito que o apoio da CAAB e de Luiz Coutinho combinam com esses ideais”.

Deixe seu Comentário